BASE MAGNÉTICA

As bases magnéticas são utilizadas para a fixação de instrumentos de medição, relógios comparadores, furadeiras, bicos de lubrificação em máquinas operatrizes tais como fresadoras, tornos, retíficas ou em qualquer lugar onde haja necessidade de fixação temporária de suportes e peças em geral. Isso se torna prático, pois as bases já possuem na parte superior uma rosca que permite vários tipos de adaptações.

Este equipamento possui formatos quadrados e retangulares, uma das faces possui a área de contato retificada para aumentar a precisão do uso, o acionamento é feito através de uma chave mecânica giratória onde o campo magnético é ligado ou desligado sem a necessidade do uso de energia elétrica. Temos modelos diferenciados de acordo com a aplicação.

APLICAÇÕES DA BASE MAGNÉTICA

São diversas aplicações para a base magnética. Ela pode ser usada onde há a necessidade de fixação de suportes e peças em geral como, por exemplo, instrumentos de medição, furadeiras, bicos de refrigeração em máquinas operatrizes, entre outras.

FUNCIONAMENTO DA BASE MAGNÉTICA

Posicione a base magnética no local desejado e vire a chave até a posição ON, o campo magnético será acionado. Para desligar o campo magnético basta voltar a chave para posição OFF. Não necessita de energia elétrica.
Por se tratar de um equipamento confeccionado com ímãs de AlNiCo, quando o equipamento possui muito tempo de uso ou não foi utilizado da maneira correta, pode ser que o ímã desmagnetize, nestes casos as bases magnéticas não devem ser descartadas, é possível realizar uma nova magnetização no equipamento..

CUIDADO E SEGURANÇA COM A BASE MAGNÉTICA

Como qualquer equipamento com ímã permanente, recomendamos atenção na utilização, para evitar beliscões ou até machucar dedos ou as mãos. Quando não estiver sendo utilizada, mantenha a chave na posição OFF.

Fonte: Magtek | Foto: Google Imagens