Toda casa, vez ou outra, necessita de uma manutenção rápida, como trocar um interruptor com defeito, o chuveiro queimado ou mesmo arrumar a torneira da cozinha que vive pingando.

Este tipo de reparo pode acontecer a qualquer momento, mas para que seja realizado de maneira adequada é necessário ter em casa algumas ferramentas básicas, que facilitam a tarefa de reparo necessária.

E mesmo que você não tenha nenhuma prática com o uso de ferramentas, é fundamental tê-las em casa, pois podem quebrar aquele galho na hora que for necessário fazer um conserto residencial rápido.

Lista das ferramentas úteis para ter em casa

Existem inúmeros tipos de ferramentas, que podem ser separadas em manuais, como chaves de fenda e alicate, ou elétricas, como a furadeira e a lixadeira. Algumas delas é importante ter em casa, enquanto outras já são recomendas para pessoas mais experientes.

Dentre as que são fundamentais ter em casa destacam-se:

  • Alicate universal - é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. 

  • Chave de fenda comum - A chave de fenda, chave de fendas ou chave de parafusos é uma ferramenta de metal com cabo de material variado, geralmente plástico ou acrílico, podendo também ser isolada, de ponta chata e estreita. Sua função é ser introduzida na fenda de um parafuso (tipo fenda) para girá-lo, apertando-o ou afrouxando-o.

  • Chave inglesa - A Chave Inglesa é uma chave de boca ajustável – através de um sistema de alavanca, que é muito utilizada em diversas atividades, como para apertar parafusos, porcas e etc.

  • Martelo - (do latim medievo martellu), derivado das formas clássicas marculus ou martulus) é uma arma branca antiga, de madeira ou metal e uma ferramenta usada na indústria para  golpear objectos.


  • Trena ou fita métrica - é uma régua flexível e é usada para medir a distância.


  • Chave -  É um instrumento ou ferramenta de uso mecânico, sua principal função é ser introduzida em parafusos para girá-lo, apertando-o, afrouxando-o ou ajustando-o assim usada para obter vantagem mecânica na aplicação de torque em parafusos e porcas.


Com esta pequena lista de ferramentas já dá para fazer alguns reparos aí na sua casa, que vão te livrar de situações inesperadas do dia a dia. 

Crédito: Vai com Tudo, Wikipedia | Foto: Google Imagens.