Alicate Amperímetro.

Considero o alicate amperímetro um dos instrumentos de medição que é indispensável ao eletricista e não é novidade nenhuma que você precisa, obrigatoriamente, ter em mão as ferramentas e instrumentos que facilitem sua vida na hora de executar as atividade do dia a dia, correto?

A importância da Categoria de Emprego do Alicate Amperímetro.

Uma particularidade muito importante de se observar é que sempre, sempre e sempre, você deve estar atento a Categoria de emprego dos instrumentos de medição e claro, isso não é diferente para o alicate amperímetro digital. Você pode observar que a Categoria de emprego Impressa no alicate amperímetro Minipa é a Classe III (600V), já no alicate amperímetro da Fluke está expressa a Categoria de emprego Classe III (600V) e Classe IV (300V), onde este valor de tensão que acompanha a Classe, significa o valor de transiente suportado pelo instrumento de medição

Como funciona o alicate amperímetro?

Mas afinal, como funciona o alicate amperímetro?

Sendo rápido na explicação, quando você envolve o condutor com as pinças do alicate, a corrente elétrica da carga, gera um fluxo de corrente alternada que induz a parte metálica da pinça, gerando internamente uma tensão induzida que irá ser representada no display do amperímetro como o valor de corrente do circuito.

Condições de segurança 

Verifique se a ferramenta está em perfeitas condições de segurança e uso. Isso porque qualquer defeito pode provocar choques no momento da medição. Após a verificação destes aspectos, o dispositivo deve ser usado de acordo com os passos:

- Remover a energia do circuito, se possível. Esta é uma medida de segurança que preserva o alicate amperímetro e a saúde do utilizador;
- Isolar o fio cuja corrente elétrica será medida;
- Abrir as pinças do alicate e colocá-las no fio;
- Configurar o instrumento para leitura de corrente alternada ou contínua (CA ou CC) e verificar a faixa em miliampères ou ampères;
- Ligar novamente o circuito. A corrente elétrica será indicada no display do alicate amperímetro;
- Desligar a energia do circuito e retirar a ferramenta do fio.

Cuidados necessários com um alicate amperímetro.

Por ser um equipamento de precisão e que trabalha com medições de correntes elétricas, são necessários alguns cuidados para que a utilização do alicate amperímetro não seja perigosa. O primeiro cuidado é não utilizar o aparelho em equipamentos com alto nível de tensão ou de frequência. Evite também guardar o alicate em locais úmidos ou muito quentes, já que isso pode danificar a capacidade de medição do aparelho.

Certifique-se, periodicamente, se o fusível de proteção do alicate amperímetro está em perfeito estado de conservação. Esta medida é necessária porque muitas das falhas podem ser resolvidas somente com este cuidado.

Fonte: Saladaeletrica, Epituiuti | Foto: Google Imagens